Zeebo, o videogame brasileiro, está com os dias contados


Assim como previu a Desciclopédia, este provavelmente será o último ano do Zeebo, o primeiro videogame 100% brasileiro. AQualcomm anunciou que está deixando de investir no console dois anos depois de seu lançamento, o que acarretará o fechamento do estúdio Zeebo Interactive Studios (ZIS), em CampinasSão Paulo, e , consequentemente, a demissão de seus cerca de 35 funcionários.
Zeebo é um console que não utiliza cartuchos ou qualquer outro tipo de mídia física, seus jogos são vendidos em lojas virtuais (onde o usuário pode comprar Z-credits para bancar as operações financeiras relacionadas ao aparelho). 46 jogos foram desenvolvidos para a plataforma, entre eles grandes nomes como Fifa 09, Resident Evil 4, Need for Speed Carbon, Double Dragon, Tekken 2,  Quake e Quake II. 

O game "Resident Evil 4" para o Zeebo
Mesmo com títulos teoricamente expressivos, a aceitação do Zeebo não foi muito grande no mercado brasileiro (o aparelho também é vendido no MéxicoChina e Índia). Por esse motivo, e supostamente por uma tentativa frustrada de migrar da plataforma de desenvolvimento Brew para o Android, o futuro do console está condenado, depois que uma de suas principais investidoras desistiu do projeto.

7ª geração do console da Tectoy lançado no Brasil em junho de 2009

A dúvida que fica para os proprietários do Zeebo é se a rede 3G do aparelho continuará a funcionar e se a loja virtual vai fechar, pois as empresas responsáveis pelo videogame (Qualcomm, Tectoy e Zeebo Interactive Studios) ainda não se manifestaram oficialmente sobre o caso. Inclusive, a Qualcomm não chega a sequer mencionar a existência do console em seu site.

Comentários